Ray Dalio analisa expectativas para o governo Trump

Sem comentários Tendência Econômica

Ray Dalio, fundador bilionário do maior fundo hedge do planeta, Bridgewater Associates, publicou essa semana um artigo no LinkedIn com suas reflexões sobre a Presidência Trump, no âmbito estritamente econômico, cujas expectativas iniciais são de políticas pró-negócios, maior protecionismo e estímulo a indústria manufatureira tradicional.

Ele acredita que o governo Trump mudará os paradigmas presentes na política americana há muitos anos. Elenca as características da política atual: 1) aumento da globalização, livre-comércio e conexão global, 2) políticas fiscais relativamente inócuas, e 3) crescimento doméstico lento, baixa inflação, e queda das taxas de juros – e como o governo Trump tende a se caracterizar: 1) diminuição da globalização, livre-comércio e conexão global, 2) política fiscal com estímulos agressivos, e 3) aumento do crescimento dos EUA, maior inflação e taxas de juros crescentes. 

Na prática ele vê uma tendência de alta para o dólar, aumento do crescimento econômico do país, mudanças nos impostos corporativos e a valorização do mercado acionário refletindo a diminuição na regulação e o consequente aumento dos lucros.

Concluindo, Ray Dalio diz: “A nossa avaliação preliminar é que, economicamente, as perspectivas são, em geral, positivas”. Ele acredita que os quadros em discussão para formar o governo Trump possuem uma compreensão suficiente do funcionamento da máquina econômica para não colocar tudo a perder. “Repito, essa é nossa leitura antecipada da situação, muito prematura para tomar como certa.”

Tendência Econômica

Informamos objetivamente os acontecimentos essenciais que guiam os mercados ao redor do mundo