Para ler: Dobre seus lucros

Sem comentários Rudá Sudário

Publicado em 1993, o livro “Dobre Seus Lucros” (“..em seis meses ou menos”, na versão original) de Bob Fifer rapidamente virou leitura obrigatória nas grandes empresas americanas. Jack Welch considerado o maior executivo do séc. XX foi responsável pela distribuição de milhares de cópias para os executivos da General Electric em sua gestão como CEO da empresa. Neste século, o livro é utilizado como o manual de gestão financeira do 3G Capital. Na capa da versão brasileira de 2012 lê-se em destaque: “o livro de cabeceira de Marcel Telles, fundador da Ambev”.

O livro se propõe a dar o caminho das pedras para aumentar os lucros rapidamente de uma empresa com métodos fáceis e sem jargão técnico. Como diz o autor “É fácil no sentido de não exigir qualquer treinamento Dobre seus lucros - Bob Fizeravançado nas áreas de comércio, contabilidade, tecnologia ou qualquer outra disciplina, e nenhum conhecimento profundo de um determinado modelo ou sistema”. Segundo ele, tudo é uma questão de bom-senso puro e simples.

O livro possui 3 partes que tratam da metodologia para atingir o objetivo de aumentar geometricamente os lucros. Primeiramente ele trata da cultura necessária à empresa para a implementação dos métodos de redução de custos propostos na parte seguinte. Após isso ele trata de formas de aumentar a receita. Esse “gap” entre a diminuição de custos e o aumento das receitas é onde está o segredo para o aumento exagerado dos lucros.

Se fosse preciso ler apenas um livro sobre gestão financeira e lucratividade, seria este a melhor escolha.

Rudá Sudário

Editor-chefe do Tendência Econômica