Os princípios de negócios de Carlos Slim

Sem comentários Tendência Econômica

“Essa reforma irá promover uma maior competição, maiores e melhores condições, melhor cobertura e qualidade no serviço, assim como preços e custos mais baixos”, anunciou o presidente mexicano na Cidade do México para uma platéia de oficiais do governo e executivos da indústria de telecomunicações.

Quando Enrique Peña Nieto se propôs a atacar o monopólio mexicano das indústrias de telecomunicações e mídia com a criação do Instituto Federal de Telecomunicaciones (IFT), Carlos Slim, dono da América Móvil e da Televisa (incluindo mais de 200 outras empresas) e então homem mais rico do planeta deve ter entendido o recado como “problema”. Desde então, o homem que desde Gianni Agnelli na Itália não possui uma presença tão dominante na economia de um país, perdeu uma parte considerável de sua fortuna (U$73 bilhões em março de 2013, U$50 bilhões em março de 2016 de acordo com a Forbes). Apesar disso, vale a pena conhecer os princípios que ele utiliza como guia para seus negócios:

1. Prefira estruturas simples, organizações com níveis hierárquicos mínimos, flexibilidade e rapidez na tomada de decisões. As vantagens da pequena empresa é que fazem grandes as maiores empresas.
2.Manter a austeridade em tempos de vacas gordas fortalece, capitaliza e acelera o desenvolvimento da empresa. Desse modo, evitam-se ajustes drásticos nas épocas de crise.
3. Permaneça sempre ativo na modernização, simplificação e melhoria incansável dos processos produtivos. Procure aumentar a produtividade e a competitividade, reduzir os gastos e os custos, guiando-se pelas mais altas referências mundiais.
4. A empresa nunca deve limitar-se aos parâmetros do proprietário ou do administrador. Sentimo-nos grandes em nossos curraizinhos.
5. Não há objetivo que não possamos alcançar trabalhando unidos, com clareza de objetivos e conhecendo as ferramentas disponíveis.
6. O dinheiro que sai da empresa evapora. Por isso, reinvestimos os ganhos.
7. A criatividade é aplicável não só aos negócios, mas também à solução de muitos dos problemas de nossos países.
8. O otimismo firme e paciente sempre rende frutos.
9. Todos os tempos são bons para os que sabem trabalhar e têm como fazê-lo.
10. Nossa premissa é que daqui nada se leva. O empresário é um criador de riqueza, que a administra temporariamente.

Tendência Econômica

Informamos objetivamente os acontecimentos essenciais que guiam os mercados ao redor do mundo